quinta-feira, 1 de abril de 2021

PÁSCOA E REFLEXÃO

PÁSCOA!!

Sinônimo de renovação, renascimento e momento de reflexão...sempre faço essa associação, e acredito muito nisso!

Apesar de atrelada principalmente aos cristãos, e carrego isso em mim (mesmo me considerando uma universalista, ou um ser universal, porém em constante aprendizado), levo como um período para refletir sobre nossas atitudes em relação a nós e aos outros.

Ainda vivemos um período de incertezas, perdas, dor, mas também de muito aprendizado. Mas será que uma maioria enxerga assim? 

Não digo estar certa ou errada (nem eu mesma posso responder isso), mas penso que muitas pessoas ainda não aprenderam o mínimo, que é o amor pelo outro...a empatia e o respeito que sempre relembro!

Poxa vida! As pessoas fazem associações de todo tipo à religião, à política, à posicionamentos tão carregados de ódio, de prepotência, de achismos e julgamentos, esquecendo que todos são seres imperfeitos! Pode-se acertar muito em um ponto e errar feio em outro tão importante quanto o considerado inicialmente.

Se olharmos a Páscoa como renascimento, podemos associar com a possibilidade de renascermos como seres humanos melhores e sem julgamentos (não temos o "poder" de julgar); renascer como seres que pensam e procuram ajudar seu próximo, ainda que esta ajuda seja por palavras e carinho (muitos só precisam disso). Se olharmos a Páscoa como renovação, podemos associar com um novo modo de agir, reciclando pensamentos ruins, por exemplo, em bons pensamentos e boas atitudes.

Por fim, essas coisas e outras que podem estar atreladas à Páscoa, nos levam a uma reflexão mais analítica. O que podemos fazer pra melhorar o mundo!?! Sim, a gente tem esse poder! Mas não costumamos usar em conjunto.

Temos determinação, impulso, coragem para pensar em como podemos melhorar muitas coisas para nós, mas não em como podemos melhorar para o mundo. E o mundo anda precisando demais de nós! Da nossa compaixão, da nossa união, da nossa fé, da nossa coragem... do nosso Amor! Mas precisa ser um ato conjunto!

Comecei falando que a Páscoa está atrelada às religiões cristãs e, quando falam de Páscoa, muitos lembram de Jesus. E Jesus, somente para lembrar, assim como muitos outros mestres da humanidade, não tinha religião. Porém, tanto Ele quanto Buda, Maomé, Lao Tzu, entre outros que não me recordo agora, pregavam o amor e respeito! As religiões vieram depois Deles, o que mostra que foram seres humanos excepcionais e sensacionais que inspiraram multidões, gerações e paises mundo afora com seus ensinamentos.

O que quero dizer é que sua religião (seja ela qual for) ou a falta dela, não te transformará em uma pessoa melhor se você não parar para praticar o bem, olhar o outro tentando compreendê-lo ao invés de julgá-lo, e exercer o Amor que tanto ouvimos falar. E deixo claro aqui que não é o amor de casal ou de família, mas um amor universal, onde praticamos da verdadeira empatia e cuidado. E que este amor pode estar em pequenas atitudes diárias, que muitas vezes não percebemos ou fingimos não perceber.

Podem me criticar ou achar que estou em uma bolha, mas penso de verdade que essa pandemia veio para ensinar (a quem conseguir assim enxergar e aprender), e ao mesmo tempo escancarar quem não se preocupa com ninguém. É fato que temos pessoas governando nosso país da pior maneira possível, mas também é fácil se esvair de culpa por não estar no poder, e por outro lado, não seguir condutas simples que também salvam vidas.

Minha própria escrita mostra minha fragilidade humana também fazendo um julgamento, neste último parágrafo, assumo. Mas me permito escrever conforme as palavras vêm. E, como ser humana imperfeita, também falho e muito.

Por fim, se consigo alcançar um número considerável de pessoas com esse meu texto, desejo de todo coração que tenham uma Páscoa abençoada, com muita saúde, cuidado, amor e gratidão! E que pensem sobre suas atitudes, reflitam com o coração, tentem colocar-se no lugar de quem não tem o que comer ou onde morar, por exemplo, e movimentem-se no sentido de transformarmos o mundo em um lugar melhor! Seja com ações, com orações, com doações...mas que tenha em cada uma dessas menções muito Amor fraternal, repleto de sinceridade, bondade, leveza, alegria e generosidade!

O sorriso atrai alegria. E como dizia o poeta: "Gentileza gera gentileza"

O mundo é feito de energia e movimento! Observe, absorva e comprove por sí mesmo.

BOA PÁSCOA A TODOS! 






8 comentários:

  1. Diana, belo texto reflexivo para este período pascal, mas aplicável em qualquer época.
    Ahhhh! Se toda humanidade remasse no mesmo sentido rumo a um mundo melhor... Mas somos todos humanos imperfeitos, passíveis de erros, muitos erros, mesmo querendo acertar. Se ao menos conseguíssemos evitar os julgamentos já seriamos muitos melhores.
    Na verdade tenho o mesmo sonho que você Di, de um mundo com um olhar mais solidário ao próximo, mais equilibrado socialmente. Também tento partir de mim mesma. Sempre digo: partamos de nossas próprias casas para depois expandir ao nosso redor. Mas sei que falho inúmeras vezes!!!
    Viu? Me fez refletir! Kkk
    Parabéns pelo texto! 💋

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, que todos possamos colocá-lo em prática.
    Abraços
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Sempre nos emocionando com suas lindas reflexão👏🏽👏🏽👏🏽🙏❤️

    ResponderExcluir
  4. Linda reflexão! Vc é demais, sempre muito sensata e sensível. 🥰

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras, lindo texto! O difícil é a ação, que tenhamos coragem pra fazer sempre o bem por nós e com o próximo!

    ResponderExcluir
  6. Gratidão a todos que dedicaram um tempinho para a leitura e pelas mensagens recebidas!

    ResponderExcluir
  7. Di! Que textão lindo, reflexivo ... eu amo escrever, colocar no papel (sou vintage🤣🤣🤣) é uma forma de desafogar o coração, esvaziar a mente. Sempre que tem um texto, eu paro para ler, porque eu sei que em cada linha mora um tiquinho da alma do escritor( na vdd não é um tiquinho, não )
    Bjão queridona 😘

    ResponderExcluir