segunda-feira, 1 de maio de 2023

A Escola e o Professor

 Olá !!

Faz um tempinho que posto muito mais minhas reflexões do que as mandalas, desenhos e outros projetos. Os últimos meses foram bem 'estranhos', mas agradeço. Mas hoje quero falar do papel da escola e do professor, fazendo uma introdução, para depois compartilhar do texto de outra professora, que achei muito belo e verdadeiro.

Desde criança sempre tive minha maior inclinação na arte, principalmente a de desenhar. Depois, acrescentei a escrita quando fazia meus diários na adolescência, como forma de desabafar e falar sobre meus devaneios e sonhos. 

Ao desenhar e pintar, era como se eu pudesse me transportar para um mundo muito especial, somente meu...e me lembro muito bem dos meus professores e, especialmente (já falei dela aqui algumas vezes) a dona Raquel. Uma professora séria, enérgica, brava...mas de um coração gigante, e que sempre motivava e inspirava. Ela sempre elogiou meus desenhos, me colocando sempre pra cima, e eu lembro de melhorar cada vez mais! Ela mostrava como eu poderia melhorar, me fazia perceber que eu poderia voar alto e conquistar tudo o que eu quisesse, desde que eu corresse atrás e realmente acreditasse em mim!  Que saudades, dona Raquel!

Nunca me imaginei professora, e  após tantas mudanças na minha vida ao me mudar para o interior, casar e ter meu filho, resolvi dar continuidade aos meus estudos e fazer nova faculdade, novos cursos e lecionar! E passei a amar! E a investir ainda mais em conhecimento e autoconhecimento, para ser uma professora, no mínimo, tão especial para meus alunos quanto a dona Raquel se tornou pra mim. Porque um professor é muito, muito mais do que somente um ser humano que transmite conhecimentos técnicos, teóricos e científicos. Descobri que ser professor é contribuir na formação de outro ser humano, através do exemplo, da humildade, da generosidade e empatia. Ensina-se e aprende-se muito mais no dia a dia, porque os alunos ensinam sem perceber e amam sem cobrar. 

Mas muitos escolhem a profissão sem se permitir crescer dentro dela; sem investir em autoconhecimento e no saber tratar; sem menosprezo ou julgamento aos seus alunos. Digo no sentido humano, não material. É muito fácil gostar dos alunos que só tiram nota 10, por exemplo. Normalmente é o aluno que não dá trabalho e ainda serve como propaganda para a escola. Mas e os outros alunos, e arrisco dizer que é a maioria, que tem dificuldades, que são diferentes, ou que deixam os professores de cabelo em pé? Será que são vistos de forma positiva? Será que são motivados no que gostam e sabem fazer? Será que são vistos como alunos que precisam de um pouco mais de cuidado e atenção? SERÁ QUE SÃO VISTOS?! 

Às vezes sinto que somente uma pequena parcela de professores preocupa-se verdadeiramente com isso. Ao invés de apontar e julgar, tentar ajudar e motivar. E não digo que sou a professora ideal, mas me permito aprender todos os dias para melhorar sempre! Já fiz pré-julgamentos de alunos que eu não conseguia entender; já fiquei indignada com atitudes de alunos... mas sempre pensando depois, e não levando para o coração. Afinal, são jovens em desenvolvimento, descobrindo o mundo, conhecendo novas experiências, errando muitas vezes para aprender, como muitos de nós enquanto jovens - e mesmo depois de adultos "ditos experientes".  Aprendemos todos os dias! E o professor PRECISA se cuidar, precisa se reciclar sempre; precisa a realmente olhar cada aluno de forma individual, respeitando as diferenças, sendo mediador de conflitos, inspirando e motivando. Não é tarefa fácil, mas é recompensador! Saber que se plantou uma semente do bem, da coragem, da motivação e inspiração em alguém, será sempre uma atitude de grande valia.

A escola é para ser o local de segurança, de encontros que resultarão em amizades pra vida, de aprendizado constante e trocas maravilhosas! Por isso precisa ser um lugar de acolhimento para todos: profissionais, alunos e famílias. Afinal, é a partir daí que se fortalecem laços e consequentemente resulta em profissionais completos que sabem lidar com as diferenças, sejam elas quais forem.

Você é um ser humano que se preocupa com um futuro melhor para todos?! Se não é, reveja seus conceitos, suas atitudes e mude! Vamos construir um mundo melhor!

"TUDO FLUI, E NADA PERMANECE" (Heráclito)

Abaixo, o texto que falei:


"No geral, não compreendemos a diferença.

Ela nos incomoda.

Achamos que ela está sempre no outro.

Mas ela está em todos nós.

Dentro de nós.

É um devir – um vir a ser, um tornar-se e sempre mudar.

Na diferença a transformação é contínua.

Ela nos surpreende.

E essa surpresa nos faz quebrar os muros da escola:

essa nossa escola que deseja, ainda, que todos aprendam igual, ao

mesmo tempo, do mesmo jeito.

a nossa escola que teme o risco de viver a inclusão, o risco de ter a

disparidade de opiniões, respostas, entendimentos, interpretações.

nossa escola que segue índices nacionais da educação e que

deseja mostrar paridades.

MAS:

Na escola, na vida, nem tudo está sob controle.

Alunos, professores, funcionários.

Sempre haverá algo que escapará às pretensões de controle.

Alunos surpreendentes, professores criativos, gestões desobedientes.

A escola será sempre maravilhosa enquanto puder olhar para si

mesma sem a pretensão centralizadora."

(Maria Isabel S. Dias Baptista)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUDAR FAZ PARTE!

Olá! Bom, já viram que o site está de "cara" nova... Pois é...mudanças fazem parte e são necessárias. Continuo com as mandalas, co...