Quis escrever no linkedin, e resolvi prosseguir também por aqui.
Apresentar como a Arte tem grande influência e poder na vida das pessoas é minha missão de vida, assim como falar de amizade. Através da Arte, o ser humano se torna completo. Parece clichê, já que repito isso exaustivamente em diversos espaços, mas acredito profundamente no poder e impacto da Arte na vida de toda e qualquer pessoa em quaisquer idades. Como acredito ainda que ela fortalece laços, a confiança, a força e a fé.
Infelizmente às vezes sinto que as pessoas estão "adormecidas" por não conseguir enxergar algo que parece tão óbvio em meu entendimento. Antes mesmo de aprender a andar e escrever, aprendemos a conhecer formas, cores, texturas (ARTE). Ao crescer, desenvolvemos um olhar crítico ao que é belo ou feio (estética = ARTE). Ao tornar-se empreendedor, é necessário cativar o público preterido...para isso são utilizados artifícios diversos e dentre esses, imagens e produtos que encantem, que cativem (marketing = criatividade = criar ação = criação = ARTE); para uma apresentação pessoal impecável, muitas vezes é necessário cursos relacionados a oratória, para bom posicionamento, confiabilidade e segurança (linguagem corporal = expressão = teatro = ARTE)...
Eu posso enumerar muitas situações cotidianas onde a arte se faz presente, e ainda assim, infelizmente permanece menosprezada em muitas esferas, incluindo a educação, onde muitos enxergam apenas como uma disciplina "extra", onde o conhecimento não é considerado. É muito triste, já que é uma área de conhecimento que abrange muitos aspectos culturais, sociais, físicos, entre outros.
Digo parecer óbvio, porém também entendo que o "óbvio" pra mim, pode não o ser para outrem. Arrisco dizer que, se todos dessem a devida importância para a Arte, a sociedade seria (talvez) um pouco mais unida, criativa, sem tantos rótulos, e o mais importante: teríamos seres realmente "pensantes" e culturalmente ricos em conhecimento. Dizem que a Arte é para ser divertida, leve, 'descomprometida'...mas é justamente nessa diversão, leveza e aparente descomprometimento que a pura expressão humana surge, transborda, emociona, fortalece e comunica, o que muitas vezes não se consegue somente com a linguagem oral ou escrita. É nessa leveza que os sentimentos fluem, que a interpretação é exposta, o aprendizado acontece, e onde se tem a possibilidade de verdadeiramente crescer, aprender, desenvolver a empatia e debater com sabedoria... o que reforça que a arte também tem seu lado rebelde e crítico, fortalecendo a observação e pensamento analítico (faz refletir, protestar).
Cada vez mais, percebe-se a influência da Arte em (quase) tudo. Abaixo alguns exemplos do uso da Arte na escola e no trabalho:
Em disciplinas:
Biologia: pode-se trabalhar sobre reciclagem. Com Arte, se produz o produto reciclável (criatividade, e inovação);
Matemática: origamis, por exemplo, para se trabalhar a lógica ;
Literatura: quadrinhos, onomatopéias, charges, etc...;
Literatura: quadrinhos, onomatopéias, charges, etc...;
História: uma das disciplinas mais próximas da Arte
Inglês/Espanhol: cultura de outros povos e etnias;
Geografia: criação de jogos, maquetes
e muito mais
No trabalho:
Apresentação de projetos, ideias (expressão corporal);
Criatividade para solução de problemas (praticidade nas ações; mão na massa);
Criatividade para solução de problemas (praticidade nas ações; mão na massa);
Origamis e dobraduras: inspiração e noção de estratégia;
Reciclagem: reaproveitamento de materiais
e muito mais
Devo estar inspirada, pois hoje quis escrever, e não me perguntem o porquê.
Mas continuo em outro momento. Beijos, abraços e ótima semana a todos!