quinta-feira, 14 de março de 2024

ARTE SEMPRE!

Hoje me deparei com um vídeo do ator britânico Ian McKellen declamando um texto que me emocionou. Me sentí inspirada a escrever, por isso cito aqui um trecho deste texto, com algumas pequenas alterações. 

“Pratique qualquer arte: música, canto, dança, atuação, desenho, pintura, escultura, poesia, ficção, ensaios, reportagens, não importa se bem ou mal, não para ganhar dinheiro e fama, mas para experimentar o devir, para descobrir o que há dentro de você, para fazer sua alma crescer.

É sério! Começando agora mesmo, façam arte e façam-na pelo resto de suas vidas. Faça um desenho engraçado ou bonito de sua professora e dê a ela. Dancem em casa depois da escola, cantem no chuveiro e assim por diante. Faça uma careta no purê de batatas. Finja que você é o Conde Drácula.

Aqui está uma tarefa para você, e espero que sua professora o reprove se não a fizer: escreva um poema de seis linhas, sobre qualquer coisa, mas com rimas. Faça-o da melhor forma possível. Mas não conte a ninguém o que está fazendo. Não o mostre nem o recite para ninguém, nem mesmo para seu namorado ou namorada, seus pais ou qualquer outra pessoa, nem para a sua professora.

Rasguem-no em pedacinhos e joguem-nos em recipientes de lixo bem separados. Vocês descobrirão que já foram gloriosamente recompensados por seu poema. Você experimentou o devir, aprendeu muito mais sobre o que está dentro de você e fez sua alma crescer.”

(trecho da carta de Kurt Vonnegut aos alunos da Xavier High School, 05/11/2006)
Clique no nome para ver o vídeo: Ian McKellen


A Arte é isso...libertação, conhecimento, rebeldia e leveza. Expande a mente, abre novos horizontes, enriquece culturalmente e é cura para tristeza, ansiedade e feridas internas.

A Arte existe para nos ensinar. Para viver melhor, curar a alma, dar sentido à vida, afinar nossa sensibilidade, ter empatia com o próximo, aprimorar nosso senso crítico e um olhar mais analítico.

A Arte engrandece.

(Se todos valorizassem mais a importância da Arte, o mundo seria um pouco mais leve. As pessoas perceberiam que amar, sentir e inspirar para o bem só traz alegria, beleza, união e muitas coisas boas).


Se puder, compartilhe meu texto e sugira a outros fazer o mesmo. Você colabora para espalhar uma sementinha do bem, e me ajuda a enviar coisas boas e bons sentimentos pro mundo! O que o mundo mais precisa é de PAZ! E a arte colabora pra isso. ;)


(dica de obra para conhecer, entender, se emocionar e refletir: GUERNICA, de Pablo Picasso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUDAR FAZ PARTE!

Olá! Bom, já viram que o site está de "cara" nova... Pois é...mudanças fazem parte e são necessárias. Continuo com as mandalas, co...