sábado, 23 de dezembro de 2023

Tempo - Nosso maior presente!

Quero hoje divagar sobre o tempo...
Se procurarmos em dicionários informais na internet, temos o seguinte conceito:

"É a maneira como contabilizamos os momentos, seja em horas, dias, semanas, séculos, etc. No cotidiano, o uso da palavra é basicamente empregado para determinar a duração dos acontecimentos. Entretanto, o tempo também é uma grandeza física, considerado uma das dimensões do universo."

É quase impossível determinar em palavras o conceito de tempo, já que ao mesmo tempo em que é a forma de contabilizarmos momentos, também é uma grandeza física. Ele não se limita. Por isso é tão poderoso e importante! E ao mesmo tempo tão fluido, pois quando nos referimos à vida, passa muito rápido a cada vez que olhamos pra trás e percebemos o quanto vivemos! Enquanto jovens, muito pouco, depois de mais velhos...nossa, tudo isso!! 

Uma criança e um adolescente, por exemplo, acham que o tempo é lento demais, querem ter liberdade, poder de decisão...têm pressa, por achar que a tão sonhada 'liberdade' está muito distante. Ao envelhecer um pouco mais, querem viver, curtir e não têm muito tempo para pensar no tempo (redundante, né? rs). Mas aí passam-se os anos e chega a maturidade. E, de repente, percebem que o tempo passou, e fica a vontade de ter feito mais, ter aproveitado mais e, quem sabe, ter uma infância e adolescência mais longínqua. Então desaceleram, porque o que mais se quer é viver, porém com qualidade, saboreando o máximo possível de cada momento... mas então parece que o tempo acelerou demais... e isso muitas vezes assusta!

Colecionamos experiências, alegrias, tristezas e muito aprendizado, para quem se predispõe. E notamos o quanto doar do nosso tempo a alguém é precioso demais! 

Por isso, devemos prezar e aproveitar, porque quem dispõe do seu tempo para alguém, está realmente entregando um presente valioso! 

Quantas vezes já ouvimos a frase: "tempo é dinheiro!"?
Para muitas pessoas, dispor de um pedacinho de seu tempo para alguém, é desperdício...e não conseguem perceber que esse "pedacinho" pode ser muito mais valioso para alguém do que um retorno financeiro, por exemplo (e não estou dizendo que dinheiro não é importante). Quantas pessoas sofrem  ou sofreram por nunca estar presentes para as pessoas que mais amaram...sempre esperando por um tempo, e de repente não tiveram mais esse privilégio ...

Temos que nos planejar sempre sim, mas cientes de que nem sempre os planos dependem somente de nós. Um grande exemplo disso foi a pandemia! Quantos planejamentos jogados por terra! E muitos aprenderam "na marra" a se reinventar, e aproveitar melhor o tempo.

Estamos constantemente aprendendo... e, lidar com o tempo, seja no formato que for, não é tarefa fácil. Mas temos que aprender. 

Se você ama verdadeiramente alguém, demonstre, fale, não espere o momento "certo" (quando é?). Sentiu no coração, não exite. Surgiu um momento para um café? Ligue para um amigo(a) e se encontrem, nem que seja pra 10 minutos de companhia (cada minuto é valioso!); ou então ligue pra pessoa e mostre que sentiu saudades. Surgiu um encontro com amigos que não vê há tempos, tente comparecer. Nem sempre é fácil, eu sei...também sou repleta de falhas e nem sempre consigo fazer o que me proponho, mas eu tento. Não sou de ligar sempre, nem tão menos responder mensagens de whatsapp...mas se penso muito em alguém que gosto, eu ligo, eu procuro de alguma forma, independente de quanto tempo não vejo...

Essas coisas não precisam ser todos os dias (meu ponto de vista), mas precisam existir.

Afinal, "o presente mais valioso que podemos ofertar à alguém é o nosso tempo"!

Precisamos apenas ter consciência e 'feeling' pra sentir se a quem ofertamos nosso tempo, realmente o merece...

E, para finalizar, deixo uma imagem da obra de Salvador Dalí, que é um dos artistas que mais gosto (junto à Van Gogh e Frida), que fala muito sobre o tempo! Esse tempo que é difícil conceituar, difícil de definir, mas que faz parte da nossa vida!  E a vida e o tempo caminham juntos...faça valer a pena!



"A persistência da memória", Espanha, 1931, Salvador Dalí


Deixo ainda, abaixo, algumas frases coletadas na internet, falando sobre o tempo (se puder, comente com sua opinião):



"O importante na vida é viver com propósito e encontrar um significado em tudo o que você faz. Busque uma boa sintonia entre o tempo e a vida. Se dedique ao que importa de verdade. Escreva uma história que te encha de orgulho quando olhar para trás."

"Não perca tempo, não guarde raiva, deixe a vida fluir! Aprenda a deixar alguns problemas de lado e concentre-se no que realmente faz sentido para a vida que tanto deseja."

"O sol sempre nasce para mostrar que nenhum problema é grande o suficiente para parar o tempo." (Bruna Vieira)

"Se o tempo é um veículo que não pára e não volta pela mesma estrada, cabe a nós pintarmos cenários cada vez mais bonitos". (Milton Duarte)



2 comentários:

  1. Pensemos na canção de Caetano tempo, tempo, tempo és um dos deuses mais lindos🥰

    ResponderExcluir
  2. Falei hoje mesmo com uma colega, queria ter mais tempo, pra estudar, descansar, passear, curtir a vida! O tempo é mesmo precioso, precisamos saber administrar lo.

    ResponderExcluir

MUDAR FAZ PARTE!

Olá! Bom, já viram que o site está de "cara" nova... Pois é...mudanças fazem parte e são necessárias. Continuo com as mandalas, co...