terça-feira, 7 de novembro de 2023

Ser positivo em um mundo negativo

Parece que estou sempre a falar mais do mesmo por aqui quando abordo sobre empatia, positividade, alegria, confiança, amizade e temas semelhantes, mas porque acredito que são assuntos importantes, atuais e que realmente precisam ser lembrados sempre. Mas hoje quis vir aqui falar mais um pouco sobre mim.

Penso que sou uma eterna "Poliana" mesmo ao me deparar com situações que claramente desanimam, entristecem e decepcionam. Mas é uma característica que carrego desde a infância. Não consigo dizer se felizmente ou infelizmente. E mesmo quando discordo do meu próprio pensamento e jeito de ser, me recordo de muitas coisas boas que só recebi e viví justamente por ser como sou! Sou "de verdade", sou sentimento, sou intensa, sou o que sou... sem máscaras! E isso, acho que às vezes incomoda ou causa desconfiança. Infelizmente, muitas pessoas acostumaram com a falta de sinceridade e verdade no outro, e passaram a se vestir de mentira e hipocrisia, então o que é de verdade causa estranhamento, confusão e, me arrisco dizer, até uma certa aversão.

Óbvio que não sou uma pessoa perfeita. Muito pelo contrário! Tenho defeitos diversos, mas consciente também de que tenho muitas e grandes qualidades, que demorei a reconhecer e enxergar. Gosto de ver quem me tornei, e sou feliz por saber que me mantenho em permanente aprendizado: errando, aprendendo, crescendo, VIVENDO e seguindo sempre pelo caminho que considero o melhor pra mim. Viver é passar por altos e baixos, tristezas e alegrias, escassez e fartura... existe dualidade na vida e em tudo que vivemos, e creio que seria muita pretensão afirmar que sigo pelo melhor caminho, a partir do momento em que "o melhor caminho" muda de direção para cada indivíduo, tornando-se algo subjetivo.

Tenho medos, crenças e muitos sonhos...me lembro que estou mais próxima da metade de uma vida (considerando a possibilidade de viver até os 100 anos), e quero realizar muitas coisas ainda. Às vezes me pego pensando se conseguirei, e escuto pessoas que já desistiram antes de lutar. Aí me lembro que já "quebrei a cara" algumas vezes, mas segui firme e forte em busca do que eu queria ...e conquistei, consegui!

Porque acreditei primeiramente em Deus, acreditei em mim e no meu sonho, e as coisas fluíram. Não pela força do pensamento, mas pela determinação e ação movidas pelo sonho!

Como na frase de Goethe: "O que quer que você possa fazer ou sonha que possa, faça! Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora!"

Quando me vejo triste ou desanimada, ou quase desistindo, me lembro do texto que contém essa frase, e procuro me reerguer! Sou como fênix! Chego às cinzas, me renovo e ao renascer, retorno mais forte! Me permito sim chorar, sofrer e desanimar - sou humana, não máquina; mas depois levanto, sacudo a poeira e dou a volta por cima! E é assim que penso que tem que ser!

Sou mulher, sou mãe, sou artista, sou negra e sou professora de Arte... sou muito além! Sou poesia, sou amor, sou brisa e calor, sou tempestade e calmaria, sou força e fragilidade, sou tristeza e alegria. Sou raiva quando vejo injustiça; sou empatia quando sinto a melancolia...quero ver as pessoas a sorrir, reconhecendo que conseguem florir e assim contagiar outras pessoas que precisam se alegrar.

O verso saiu conforme escrevi, e hoje em especial, como citei lá no início, quis falar sobre mim. Talvez esteja tudo meio bagunçado, somente palavras ao vento. Mas ainda que jogando as palavras por aqui, quem sabe consigo disseminar bons pensamentos?

Quero poder falar sobre Arte pro mundo inteiro escutar! Quero mostrar da sua importância  na vida das pessoas, em todas as suas linguagens... na música, na poesia, na dança, na pintura, no desenho; nas cores, nas formas, nas texturas, na escrita... Que sem arte, o mundo não seria possível de existir, já que nasce com o ser humano desde que o mundo existe!

Quero mostrar que todas as pessoas têm sensibilidade, e são como são por razões pessoais e inerentes a cada uma. Aos demais cabe apenas respeitar, e entender que cada um tem sua experiência de vida (suas vivências), sua cultura, seu olhar e consequentemente, sua opinião pessoal baseadas no que viveram e acreditam. E mudar as crenças de cada um não cabe a ninguém a não ser a própria pessoa.

Quero (pelo menos tentar) insistir que as pessoas sejam mais tolerantes e amáveis, tornando-se mais conciliadoras do que julgadoras; mais da paz do que da guerra. Que consigam abrir os olhos para o mundo que estão criando. E que acreditem em Deus independente de religião, pois muitos estão se afastando, o que implica dizer que estão perdendo a fé e consequentemente, "perdendo a noção" dos próprios atos. Quando digo independente de religião, é por acreditar que existe um Deus único, que quer apenas a união e o amor entre as pessoas. Acredito que o maior e mais expressivo mandamento seja realmente o de "amar ao próximo como a sí mesmo", porque somente assim, cresceremos enquanto seres humanos. Somente através do amor é que existe união, prosperidade e muita luz! (não sou nenhuma pregadora, mas sou prova vida desse amor Divino, e eu sei disso).

A internet é ótima quando usamos com bom senso e cautela, mas também uma tremenda vilã, já que mundialmente todos tornaram-se 'escravos' dela (e não me isento disso, já que uso da internet para aqui escrever). Agem com uma autoridade que não existe; impõem opiniões como se todos tivessem que ter o mesmo pensamento; brigam por respeito mas não respeitam (e às vezes nem se respeitam); pedem por justiça mas não são justos; "resolvem" todos os problemas dos outros, mas não sabem resolver os próprios; palpitam na cultura alheia, mas não observam o próprio comportamento em sua própria cultura... entre diversos outros exemplos que eu poderia citar.

Li outro dia uma frase assim: " O problema é que as pessoas estão sendo odiadas quando são reais e estão sendo amadas quando são falsas".  É esquisito, mas acredito que é mais ou menos por aí.

Enfim, hoje escrevi de um jeito talvez meio esquisito, e meio embaralhado, mas acredito que inspire alguém, ou pelo menos leve um pouco de força, fé e esperança. Além de uma boa dose de reflexão.

Beijos e boa semana a todos!





2 comentários:

  1. Você é inspiração, belas e sábias palavras!! 👏👏👏❤

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Fico muito feliz quando recebo um feedback. =D

    ResponderExcluir

MUDAR FAZ PARTE!

Olá! Bom, já viram que o site está de "cara" nova... Pois é...mudanças fazem parte e são necessárias. Continuo com as mandalas, co...