segunda-feira, 11 de setembro de 2023

"A caverna que você tem medo de entrar guarda o tesouro que você procura" (Joseph Campbell)

 Hoje o texto que vou compartilhar, não é de minha autoria, mas achei muito pertinente e verdadeiro. Normalmente deixamos de fazer muitas coisas ou mesmo de acreditar em nosso próprio potencial devido ao medo e a julgamentos externos, que em nada ajudam. Nos sabotamos muitas vezes, sem mesmo perceber isso, e perdemos o que poderíamos conquistar muito mais rapidamente. 

artigo de:  Fabiano Goldacker / Consultor de Empresas na Ponte ao Futuro


"O medo é inerente ao ser humano. É item de série. É um sentimento que, como uma moeda, tem duas faces. Há o aspecto positivo, que ocorre quando o medo nos deixa alerta para determinadas situações. Tem a ver com a autopreservação do ser humano, com o sentimento de guarda que muitas vezes temos conosco. E há o aspecto negativo, que acontece quando o medo nos paralisa e nos deixa prostrados diante das dificuldades que surgem.

A frase que dá título a esse texto foi extraída do livro “O Herói de Mil Faces”, escrito pelo americano Joseph Campbell em 1949. O livro condensa as etapas enfrentadas por todos os heróis da vida real ou artística, defendendo a tese de que todo ato de heroísmo inicia com a superação de si mesmo – dos medos e bloqueios que fazem parte do ser humano.

O medo é a questão mais marcante na vida do herói. Ou melhor, do próprio ser humano, pois na maioria das vezes é o medo que nos impossibilita de seguirmos adiante com nossos sonhos e projetos. É o medo que nos faz questionar nossa capacidade de realização e, muitas vezes, acaba servindo como justificativa para adiarmos ou desistirmos daquilo que buscamos. É justamente esse o ponto principal da frase que dá título a esse texto. Quando o autor se refere à caverna que temos medo de entrar, está se referindo aos desafios que preferimos não enfrentar por conta do medo do desconhecido, que está escondido dentro da caverna. Esse medo faz com que a gente desista. Desista dos sonhos e dos objetivos sem sequer tentar entrar na caverna. É como disse Abraham Lincoln:

O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas sim de homens que desistiram antes de vencer.

Acontece que o tesouro que procuramos – que são os nossos sonhos – estão escondidos nesta caverna. É a superação dos desafios que tememos encarar que guarda nossas grandes realizações.

Mas quando a pessoa decide entrar nessa caverna e enfrentar tudo aquilo que a amedronta, acaba descobrindo que os grandes monstros com os quais teve que batalhar ao longo de sua jornada não estão no mundo exterior, mas dentro de si mesmo. Assim, acabamos descobrindo que nós somos a caverna na qual temos medo de entrar. Pode parecer esquisito mas é um fato que faz muito sentido, pois é dentro de nós que residem os grandes medos e os grandes desafios. A superação principal acontece de dentro para fora. É no nosso interior que encontramos as forças necessárias para lidarmos com as coisas que estão no mundo exterior.

E, se nós somos essa caverna, faz mais sentido ainda dizer que o tesouro está dentro de nós, porque é lá que estão as riquezas que desejamos e as que mais importam. Por isso que precisamos entrar nessa caverna - em nós mesmos - para que possamos encontrar o grande tesouro que é conhecer melhor a nós mesmos para podermos levar para o mundo exterior todo o nosso potencial."

Lendo este artigo, me lembrei da Alegoria da Caverna, de Platão. Embora na Alegoria apresente uma situação diferente quando se fala em "caverna", o contexto é semelhante: o de acreditarmos em nós e seguirmos em frente. Enfrentando o medo! Que este texto te faça refletir sobre suas ações, seus sonhos, seu propósito de vida ... e te ajude a ter uma vida com mais significado. É hora de "virar a chave".







2 comentários:

MUDAR FAZ PARTE!

Olá! Bom, já viram que o site está de "cara" nova... Pois é...mudanças fazem parte e são necessárias. Continuo com as mandalas, co...